Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Fluvicolinae
 Swainson, 1832
Espécie: L. rufa

Nome Científico

Lessonia rufa
(Gmelin, 1789)

Nome em Inglês

Austral Negrito


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Colegial

O colegial (Lessonia rufa) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Considerada uma espécie monotípica com seu congênere dos Andes, Lessonia oreas. Esse gênero é considerado através de caracteres morfológicos externos e internos aparentado às marias-preta (Knipolegus sp.).

Nome Científico

Seu nome científico significa: de lessoni, lessonia, lesonii = homenagem a René Primevéri Lesson - (1794-1849) naturalista francês; do (latim) rufa; rufus = castanho, vermelho; em ornitologia rufus, rufa e rufum cobrem um amplo espectro de cores de amarelo, laranja, marrom, vermelho e roxo. ⇒ Pássaro castanho de Lesson.

Já foi classificada como Alauda rufa (Gmelin, 1789).

Características

Ave de pequeno porte irrequieta e confiada, mede 11 centímetros de comprimento e pesa em média 13 gramas. O macho possui exuberante plumagem negra com o dorso alaranjado, enquanto a fêmea é mais inconspícua, apresentando plumagem pardacenta, rabadilha preta e o dorso em tons mais apagados que o macho. O jovem é também pardacento com estrias esbranquiçadas e tons alaranjados e negros mais apagados. Como a maioria dos Fluvicolinae, não possui canto desenvolvido e apenas emite baixos chamados.

Quanto ao seu congênere Lessonia oreas, além de ser um tanto menor que este último, a diferença morfológica mais marcante entre machos é a coberteira das asas branca ausente no colegial. Ainda, as fêmeas de Lessonia oreas são mais acinzentadas e de coloração mais uniforme que as do colegial.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Usualmente aos pares, procura insetos de pequeno porte no solo ou nos galhos baixos.

Reprodução

Nidifica no solo entre a vegetação. O ninho é uma taça pequena construída com fibras e internamente penas. Põe três ovos de cor creme com pintas castanhas e vermelhas. No Chile, foram listados alguns predadores potenciais de ninhos de aves que nidificam no solo, como o colegial; entre os predadores estão espécies exóticas como o javali, cães, gatos e vison-americano e espécies nativas como alguns roedores, raposas e o chimango.

Hábitos

Habita ambientes abertos com gramíneas curtas e nas proximidades d'água, como em regiões costeiras, salinas, complexos lagunares e campos de vegetação nativa e antrópica.

Quanto aos hábitos de alimentação, primariamente caça pequenos artrópodes no solo, irrequieto e com rápidos movimentos, mas também pode caçar ao modo tradicional dos papa-moscas, caçando as presas em voo. O método de forrageamento (caça) pode ser visto aqui: http://ibc.lynxeds.com/video/austral-negrito-lessonia-rufa/male-feeding-hopping-marsh. Em um estudo realizado na Patagônia, os autores observaram que as presas consumidas pelo colegial são correlacionadas diretamente com o tamanho do seu bico, ao contrário dos outros passeriformes estudados (Grigera & Trejo, 2007).

Distribuição Geográfica

Se reproduz desde a Terra do Fogo no Chile central até a Argentina e inverna no norte do Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul e sudeste do Brasil, neste último principalmente na região dos pampas e lagoas do Rio Grande do Sul, onde é considerado um migrante comum.

O limite norte já registrado para a espécie no Brasil é o estado de São Paulo, com registros na região de Santos/Cubatão (Silva e Silva & Olmos, 2007) e Ubatuba (Simpson & Simpson, 2011). Ainda, no Paraná foi observado na região litorânea no município de Paranaguá (Bornschein & Reinert, 1997) e em Santa Catarina existem registros no município de Laguna (Azevedo & Ghizoni-Jr., 2005) e em Florianópolis (Ghizoni-Jr. et al., 2013).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos